Atividade - Circuitos digitais - Projetos

Exercício 1. Construa a tabela verdade com base nas expressões logicas abaixo:

A)
 B)
C)
Exercício 2. Construa a tabela verdade com base nos circuitos lógicos abaixo:

A)



B)

 C)

Exercício 3. Determine as expressões logicas e os circuitos lógicos que executam as tabelas abaixo:

A)

 
B)
 C)
D)
E)
F)
G)


Exercício 4.  Elabore um circuito lógico para encher ou esvaziar um tanque industrial por meio de duas eletroválvulas, sendo uma para a entrada do líquido e outra para o escoamento de saída. O circuito lógico controlará as eletroválvulas, através da informação de um sensor de nível máximo no tanque e de um botão interruptor de duas posições. Quando o botão for acionado, ele irá ligar a eletroválvula EVE que deverá encher o tanque totalmente (até o sensor de nível). Quando o botão estiver desligado, a EVS deve ser acionada esvaziando totalmente o tanque. Nunca teremos as duas eletroválvulas ligadas ao mesmo tempo.
Figura 1. Esquema funcional do projeto do exercicio 4.


Exercício 5.  Elabore um circuito lógico para abrir e fechar o portão de uma garagem de prédio que é controlado por um motor e acionado remotamente por controle IR (que saber mais sobre automação IR e Arduino? Clique aqui).
Figura 2. Exemplo de portão que será usando na automação.
O motor gira no sentido horário (abrir) e anti-horário (fechar) que são comandados pelo botão A e botão B do controle(cada botão controla um sentido do motor). O portão desse condomínio tem um sensor que não permite o portão se feche quando um carro estiver passando, neste sensor, quando detectado 1 indica que o portão pode ser fechado.
Por segurança, um funcionário do condomínio tem acesso a uma chave central que quando acionada o portão se mantém sempre fechado.
Figura 3. Esquema funcional - Portão de garagem.

Com base nas informações acima, apresenta a tabela verdade e o circuito que será usado na automação.

Ainda ta com duvida, curta nossa pagina no facebook no link abaixo e poste sua duvida lá.


2 comentários: